Se você é um apaixonado por produzir cerveja artesanal, me arrisco a dizer que sonha em criar sua própria receita, mas ainda não se sente seguro para criar as várias combinações de ingredientes. Isso é muito comum.
Afinal, é normal ter dúvidas quanto ao tipo de levedura, tempo de fermentação, lúpulo e malte que podem ser usados em uma Fórmula Receita Cervejeira.
Por isso muitos acham que para tornar um excelente mestre cervejeiro, terá que gastar rios de dinheiro. Ledo engano!
Saiba que todas essas dúvidas são muito comuns e você não está sozinho nessa.
Fique tranquilo porque vou te mostrar aqui nas próximas linhas desse artigo, como fazer para eliminar essas dúvidas da sua vida e ainda te mostrar como fazer cerveja artesanal passo a passo levando a sua paixão para outro nível através do Fórmula Receita Cervejeira.
Principais Dificuldades na Produção de Cerveja Artesanal
Se você gosta de fazer cerveja, se preocupa em fazer tudo direitinho para poder reunir os amigos e familiares e fazer com que apreciem sua criação.
Quando começamos é muito normal sentir medo e insegurança afinal, existem vários detalhes que preocupam como:
- Escolher os melhores materiais
- Procedimentos
- Receitas
- Kits
- Fermentação
- Maturação, entre outros…
Sem contar no tempo entre um site e outro, em busca de informações como fazer cerveja artesanal passo a passo.
A grande maioria dos cervejeiros iniciam sua produção com Kit para fazer cerveja, e não há problema algum nisso. Afinal o kit torna a vida muito mais simples, o que também se torna mais cômodo.
Mas chega um momento que começam a vir as dores de cabeça, como Air-Look transbordando, Garrafas estourando, Baixa densidade inicial, e uma série de outras situações, que acabam causando mais medo e insegurança.
E é nesse ponto que o desanimo por não alcançar o objetivo esperado, acaba fazendo muitos pensarem em desistir.
Se você se sente assim, preciso dizer que a culpa não é sua, afinal não tem tempo para ficar horas e horas estudando apostilas, navegando de um site para outro buscando por informações que na maioria das vezes estão em inglês.
Primeiros Passos Para Produzir Receitas Extraordinárias
- Conhecer as características e os estilos que você mais gosta (isso não quer dizer que vai ter que andar com um guia BJCP debaixo do braço).
- Seguir uma metodologia de como fazer cerveja artesanal passo a passo, de preferencia fazer um com curso cerveja artesanal, o que vai ajudar a controlar a sua evolução.
- Possuir um Software ajustado.
- Estudar detalhes de como se faz cerveja dos estilos de que você mais gosta de produzir, a ponto de se tornar um especialista nesse estilo.
- Dominar os melhores métodos de fermentação e maturação para o estudo da cerveja que você está produzindo.
Antes que você pense como fabricar cerveja artesanal pode ser complexo, preciso dizer que tem um caminho muito simples e capaz de te guiar em todo esse processo, sem precisar perder horas e horas atrás de materiais complexos e espalhados pela internet, ou até mesmo ter que viajar para fazer um curso em um local distante.
Quero te apresentar o Luis Henrique , fundador da Universidade da cerveja. Ele produz cerveja há mais de 4 anos.
Ele criou diversas receitas com referências no cenário Brasileiro, como André Junqueira e Samuel Cavalcanti e também participou de diversas palestras e eventos importantes.
Mas nem sempre foi assim…
O Luiz Henrique falhou miseravelmente em diversos de seus testes até conseguir criar suas próprias cervejas. Ele até confessou que muitas delas acabaram parando literalmente na privada rsrsrs.
O maior risco de quem quer resultados rápidos é ir por tentativa e erro, sem ter um passo a passo organizado.
Não é à toa que a produção de cervejas e a criação de receitas, são consideradas como uma das tarefas mais difíceis.
A maioria das pessoas falham miseravelmente ao tentar ter sucesso em suas receitas vasculhando a internet em busca de vídeos e textos, o que definitivamente não funciona.
Isso porque esse tipo de material foca 99% na parte operacional e não em como elaborar receitas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário